RSS Charqueadas - RS Notícias de Charqueadas/RS Thu, 18 Apr 2024 10:12:30 -0300 Thu, 18 Apr 2024 10:12:30 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://charqueadas.rs.leg.br/rss Sessão Solene em Homenagem aos 42 Anos de Charqueadas Tue, 09 Apr 2024 12:50:24 -0300 https://charqueadas.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1089/?sessao-solene-em-homenagem-aos-42-anos-de-charqueadas.html https://charqueadas.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1089/?sessao-solene-em-homenagem-aos-42-anos-de-charqueadas.html Na ocasião foram homenageados cidadãos que prestaram relevantes trabalhos ao longo desses 42 anos de Emancipação Político Administrativo.
O vereador Chiquinho homenageou o Senhor Rogério Pereira, o vereador Abrelino homenageou a Professora Sandra Barros, o vereador Giovane homenageou o senhor Enio José Marques do Santos, o vereador Joanir homenageou o senhor Márcio Bortolini, o vereador João Caldeira homenageou a Professora Sandra Brenner Oesterreich, o vereador Esporinha homenageou o senhor Wanderlei Oliveira, a vereadora Paula homenageou a Professora Alessandra da Cunha Garcia Berbigier e o presidente Paulo Sérgio homenageou a senhora Maria Eliana Leão Santos.
Além das homenagens tivemos momentos culturais com o cantor Alex Camboim, com a 1ª Prenda do CTG Raízes da Tradição e com a Orquestra Municipal.

A sessão foi transmitida ao vivo pelo nosso canal do YouTube.

Você pode ver todas as fotos disponíveis Clicando aqui

]]>
1ª Sessão Ordinária de 2024 Wed, 07 Feb 2024 14:36:04 -0300 https://charqueadas.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1088/?1a-sessao-ordinaria-de-2024.html https://charqueadas.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1088/?1a-sessao-ordinaria-de-2024.html Aconteceu na noite de ontem, (06), a primeira sessão ordinária do ano. Na oportunidade seguindo o Art. 10, Parágrafo Único do Regimento Interno desta Casa Legislativa, foi apresentada a composição da Mesa Diretora eleita como órgão diretor dos trabalhos da Câmara Municipal para o ano de 2024, ficando composta da seguinta forma:

Presidente: Paulo Sérgio Vieira Cabral
1º Vice-Presidente: Adriano Alves
2º Vice-Presidente: José Francisco Silva da Silva
1º Secretário: Joanir dos Santos Silva
2º Secretário: Rogério da Fosenca Sippel

Após a apresentação da Mesa a sessão ocorreu normalmente com a votação das proposições de autoria dos vereadores, você pode assistir a sessão na íntegra em nosso Canal no Youtube.

]]>
Câmara aprova Programa REFIS LEGAL Fri, 01 Dec 2023 15:46:20 -0300 https://charqueadas.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1087/?camara-aprova-programa-refis-legal.html https://charqueadas.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1087/?camara-aprova-programa-refis-legal.html O presente projeto visa atender pedido de providências nº 228/23 do Vereador Jozi Francisco de Marins, aprovado pelo plenário da Câmara oferecendo isenção de multa e descontos dos juros durante o período de vigência da lei, possibilitando os pagamentos em atraso, de maneira parcelada.

A Emenda Modificativa nº 01/23 de autoria dos Vereadores Abrelino Freitas de Barros, Jozi Francisco de Marins, Paulo Sergio Vieira Cabral, Joanir dos Santos Silva e Paula Ynajá Vieira Nunes, alterou a redação do Art. 3º, §1.º e § 2.º , bem como do art.4.º, § 1.º e §2.º e, acrescenta o § 3.º no artigo 4º do Projeto em questão, informando que os contribuintes que aderirem o programa poderão parcelar seus débitos em condições especiais com desconto sob multa demora e juros, conforme abaixo:

• 80% de desconto para parcelamento em até 24x;
• 60% de desconto para parcelamentos em até 36x;
• 50% de desconto para parcelamentos em até 48x.

Para aderir ao programa o contribuinte deve formalizar o pedido de parcelamento junto ao órgão competente. O programa é válido por seis meses a contar da data da publicação da lei.

Para entender mais, acesse nosso site e confira o Projeto e a Emenda na íntegra em "Matérias Legislativas", ou acesse o link: https://charqueadas.rs.leg.br/materia/visualizar/id/2883/?projeto-de-lei.html]]>
Governo do Estado e Charqueadas RS assinam termo e definem compensações por novo Presídio Fri, 17 Nov 2023 15:35:35 -0300 https://charqueadas.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1086/?governo-do-estado-e-charqueadas-rs-assinam-termo-e-definem-compensacoes-por-novo-presidio.html https://charqueadas.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1086/?governo-do-estado-e-charqueadas-rs-assinam-termo-e-definem-compensacoes-por-novo-presidio.html Na manhã desta quinta-feira (16/11), os Vereadores Paulo Sérgio Vieira Cabral, Jozi Francisco de Marins, Adriano Alves e Joanir dos Santos Silva participaram junto com o Prefeito Ricardo Machado Vargas do ato de assinatura do termo de ajuste entre o Município de Charqueadas e o Governo do Estado, na Casa Civil, que prevê sete medidas mitigatórias e compensatórias dos impactos pela construção da Penitenciária Estadual de Charqueadas II (PEC II).

Uma das demandas solicitadas foi a doação da área onde está localizado o Bairro Colônia, para o município. A área consiste em 58,5719 hectares, dentro de área maior de 71,4635 hectares, inserida na Colônia Penal Agrícola, onde também está a Penitenciária Estadual do Jacuí e a Escola Estadual Ramiro Fortes Barcelos.

Já foi publicado no Diário Oficial do Estado o parecer favorável da SPGG à doação ao município de Charqueadas dessa área. Ainda como medida mitigatória o Estado imediatamente efetuará a reforma da ponte de acesso à ERS-401, que consiste na pintura e manutenção; Prefeitura e Estado buscarão alternativas técnicas com vistas a viabilizar a iluminação do local.
E também o Estado dará prioridade no prosseguimento à transferência de titularidade, do Banrisul para o Estado, de imóvel na avenida 1º de Maio, para futura instalação de Delegacia de Polícia Civil.

Medidas do Termo assinado entre Município e Estado:
1. Serão adotadas providências para a pavimentação da via de acesso ao Complexo Prisional de Charqueadas (especificamente em frente às unidades prisionais Pasc, PEC, PMEC e IPCH desde a ERS-401 até a entrada do empreendimento).
2. A ponte de acesso à ERS-401 será reformada, com o Estado comprometendo-se com a pintura e manutenção; Estado e prefeitura buscarão alternativas técnicas com vistas a viabilizar a iluminação do local.
3. Será dado prosseguimento à transferência de titularidade, do Banrisul para o Estado, de imóvel na avenida 1º de Maio, para futura instalação de Delegacia de Polícia Civil.
4. Será encaminhado à Assembleia projeto de lei para doação ao município de Charqueadas de área de 58,5719 hectares, dentro de área maior de 71,4635 hectares, inserida na Colônia Penal Agrícola, onde também está a Penitenciária Estadual do Jacuí e a Escola Estadual Ramiro Fortes Barcelos. A área solicitada corresponde a uma fração do imóvel de propriedade do Estado, em benefício de famílias instaladas no entorno do Complexo Penitenciário. Está publicada na segunda edição do Diário Oficial do Estado de 14/11 decisão favorável do Comitê Gestor de Ativos para a doação.
5. O Estado concederá ao município de Charqueadas, pelo período de 10 anos, a preferência para a indicação de pessoas jurídicas interessadas na utilização dos pavilhões de trabalho da PEC II.
6. A Estação de Tratamento de Esgoto das unidades prisionais (Pasc, PEC I, PEC II, PMEC e IPCH) será disponibilizada ao município de Charqueadas, conforme diretrizes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
7. O município de Charqueadas reconhece que a Penitenciária Estadual de Charqueadas II está apta à obtenção do habite-se, comprometendo-se a expedir a certidão em até cinco dias a contar da assinatura.


Créditos: Ascom/Prefeitura de Charqueadas





]]>
Vereadores visitam CTG Raízes da Tradição Fri, 10 Nov 2023 11:47:16 -0300 https://charqueadas.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1085/?vereadores-visitam-ctg-raizes-da-tradicao.html https://charqueadas.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1085/?vereadores-visitam-ctg-raizes-da-tradicao.html  das emendas impositivas encaminhadas pela Casa Legislativa.

O CTG Raízes da Tradição foi fundado em 08/04/1991. Por Heron de Souza, onde esteve à frente da entidade por aproximadamente quatorze anos, nosso CTG foi formado no seio familiar, com pessoas que tinham o mesmo objetivo, criar um CTG em prol da cultura Gaúcha, com anseios de agregar famílias e realizar tantos sonhos dentro do tradicionalismo. O CTG tem como lema “ Cultivar a Tradição Mantendo Nossas Raízes”. No ano de 2016 tivemos, um fato histórico, a primeira Patroa Mulher no Raízes, acompanha de sua primeira capataz Vanuza Silveira. Nosso galpão se mantém até hoje ao comando de mulheres, atualmente Elisandra Silveira e Patrícia Lindner, Grandes representantes do valor da mulher no tradicionalismo, com suas capacidades de administrar, com sabedoria, empatia, amor e dedicação.
O CTG Raízes da Tradição vive uma grande evolução, ao longo dos anos esperamos realizar muitos sonhos ainda.
Então é com o coração cheio de alegria que agradecemos a Deus por um galpão cheio de boas pessoas, novos tradicionalistas e muitas sementes que regamos com amor, ensinamentos e bons exemplos.






]]>
Entrega das Moções de Aplauso ao CAPS e Casa de Saúde Fri, 10 Nov 2023 11:36:38 -0300 https://charqueadas.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1084/?entrega-das-mocoes-de-aplauso-ao-caps-e-casa-de-saude.html https://charqueadas.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1084/?entrega-das-mocoes-de-aplauso-ao-caps-e-casa-de-saude.html Câmara Municipal de Charqueadas, através do Vereador Rogério da Fonseca Sippel, juntamente com o Presidente do Poder Legislativo Vereador Jozi Francisco de Marins, concederam “Moção de Aplauso” ao CAPS e Casa de saúde pelos trabalhos prestados à comunidade de Charqueadas. A moção foi aprovada no dia 24/10 por unanimidade e é de autoria dos Vereadores Jozi Francisco de Marins e Rogério da Fonseca Sippel.]]> Aprovado Projeto que “Denomina Dr. Ernesto Hugo Günther o prédio da Unidade de Saúde da Sul América Fri, 10 Nov 2023 11:22:33 -0300 https://charqueadas.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1083/?aprovado-projeto-que-denomina-dr-ernesto-hugo-gunther-o-predio-da-unidade-de-saude-da-sul-america.html https://charqueadas.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1083/?aprovado-projeto-que-denomina-dr-ernesto-hugo-gunther-o-predio-da-unidade-de-saude-da-sul-america.html
A Câmara aprovou na sessão ordinária desta terça-feira (07/11) o projeto de lei que “Denomina Dr. Ernesto Hugo Günther o prédio da Unidade de Saúde do Bairro Sul América, localizado na Rua Bom Retiro nº 25". A proposta é de autoria da Vereadora Paula Ynajá Vieira Nunes.

Dr. Ernesto Hugo Günther: Uma Vida Dedicada à Medicina e à Família Nascido na acolhedora cidade de Montenegro, Dr. Ernesto Hugo Günther, carinhosamente conhecido como Dr. Günther, desde criança nutria o sonho de se tornar médico. Determinado a realizar sua aspiração desde os primeiros anos de vida, não mediu esforços para trilhar o caminho que o levaria a cumprir sua vocação. Sua jornada começou na Universidade Federal de Rio Grande, onde concluiu sua formação médica em 1972. Iniciando sua carreira na pulsante Porto Alegre, Dr. Günther logo direcionou seus passos para Charqueadas, onde encontrou não apenas um ambiente propício para exercer a medicina, mas também o lugar ideal para construir sua família. Em 1974, assumiu o papel de plantonista na clínica CEMEC, marcando o início de uma trajetória profissional sólida e dedicada. Ao escolher Charqueadas como lar, Dr. Günther não apenas contribuiu para a comunidade como médico, mas também estabeleceu raízes profundas. Sua influência positiva estendeu-se além dos muros da clínica, pois desempenhou papéis cruciais como médico do trabalho na antiga Aços Finos Piratini e na COPELMI, demonstrando versatilidade em sua prática médica. Paralelamente, Dr. Günther desdobrava-se em múltiplas funções, atuando nos corredores hospitalares, na Unimed e nos postos de saúde locais, dentre eles o posto Central, o posto da Santo Antônio, o posto da São Miguel e por mais tempo no posto do Bairro Sul América. Sua dedicação incansável à profissão refletia- se na busca constante por conhecimento, mantendo-se atualizado nas últimas descobertas médicas e tecnológicas. Fazia parte da sua formação profissional as especializações em Cirurgia Geral e Vascular, em Emergência e Urgência, em Administração Hospitalar, em Pneumologia e em Cardiologia. Seu hobby predileto, a leitura, revelava uma mente ávida por conhecimento. Dr. Günther explorava uma gama diversificada de assuntos, mas reservava boa parte de seu tempo livre para estudar e aprimorar suas habilidades médicas, mantendo-se na vanguarda de suas especialidades. Além de sua dedicação profissional, Dr. Günther era um pai exemplar, transcendendo os limites da medicina para ser um pilar afetuoso em sua família. Seu amor incondicional e zelo moldaram uma atmosfera de carinho e apoio, incentivando seus filhos a trilharem caminhos responsáveis na vida. Assim, a vida do Dr. Ernesto Günther é um testemunho de perseverança, humanismo, dedicação à medicina e amor pela família. Sua presença deixou uma marca indelével na comunidade de Charqueadas e cidades vizinhas, sendo lembrado não apenas como um médico respeitado e generoso, mas como um ser humano exemplar que soube equilibrar sabiamente a paixão pela profissão e o compromisso familiar.
]]>
Vereador Chiquinho Entrega Moção de Reconhecimento a Patrulha Prisional do 28º BPM Fri, 10 Nov 2023 10:11:44 -0300 https://charqueadas.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1082/?vereador-chiquinho-entrega-mocao-de-reconhecimento-a-patrulha-prisional-do-28o-bpm.html https://charqueadas.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1082/?vereador-chiquinho-entrega-mocao-de-reconhecimento-a-patrulha-prisional-do-28o-bpm.html No dia 07 de novembro o Vereador José Francisco Silva da Silva (Chiquinho) fez a entrega da Moção de Reconhecimento, aprovada no dia 29 de setembro, do corrente ano, para a Patrulha Prisional do 28º BPM de Charqueadas.

A Patrulha é comandada peloTenente Emerson Davi Pereira da Silva, composta por 7 militares, que atuam na área do complexo Prisional de Charqueadas, resultando em ótimos índices de produtividade, impedindo a entrada de objetos ilícitos aos apenados, assim como abordagens e fiscalização de veículos e pessoas suspeitas, apreensões de materiais utilizados para arremesso de objetos ilícitos, recaptura de apenados e atendimento de ocorrências no entorno do complexo. A Patrulha se faz necessária pelo grande fluxo e diversidades de pessoas na área Prisional, ocasionando assim uma maior atenção e monitoramento. Se fazendo tão necessária a atuação desta Patrulha.
Na oportunidade, o Vereador Chiquinho parabenizou o Comandante do 28° Maj QOEM César Vinícius Boeira Rodrigues e entregou-lhe, as moções dos homenageados do Efetivo da 2° Cia do 28° BPM Patrulha Prisional do 28°BPM.

Tenente Emerson Davi Pereira da Silva
2° Sargento Felipe de Avila Faleiro
Soldado Elvis Dornelles Lucas
Soldado Afonso Luciano Silveira Teixeira
Soldado Fernanda Lucca de Lara
Soldado Odair José Marins da Silva
Soldado Karla Adriane Machado Martins
Soldado Lucas Medeiros Teixeira
]]>
Moção de Reconhecimento ao Piquete Lorena Pires Fri, 06 Oct 2023 13:36:20 -0300 https://charqueadas.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1081/?mocao-de-reconhecimento-ao-piquete-lorena-pires.html https://charqueadas.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1081/?mocao-de-reconhecimento-ao-piquete-lorena-pires.html Na última terça-feira (03), os Vereadores José Francisco Silva da Silva (Chiquinho) e Wagner Boanova Vargas (Mulito) entregaram uma Moção Reconhecimento e Aplauso ao Piquete Lorena Pires pela iniciativa do recolhimento de doações de gêneros alimentícios e material de limpeza, destinados às famílias acometidas pela catástrofe climática nos municípios do Vale do Taquari. Essas iniciativas mostram a capacidade das pessoas na prática de solidariedade nos momentos de dificuldade. Homenageamos a Patroa do Piquete e empresária LORENA PIRES. Na ocasião foram entregues quatro caminhões carregados de mercadorias.

]]>
Eleita a Mesa Diretora de 2024 Mon, 28 Aug 2023 11:34:44 -0300 https://charqueadas.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1080/?eleita-a-mesa-diretora-de-2024.html https://charqueadas.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1080/?eleita-a-mesa-diretora-de-2024.html Na manhã desta segunda-feira foi eleita a Mesa Diretora para o exercício de 2024, foram 12 votos favoráveis e um contrário. A eleição aconteceu em sessão extraordinária (sem ônus) com a presença de todos os vereadores, confira como ficou a composição da Mesa Diretora de 2024:

Presidente:
Paulo Sérgio Vieira Cabral
1º Vice-Presidente:
Adriano Alves
2º Vice-Presidente: José Francisco Silva da Silva
1º Secretário: Joanir dos Santos Silva
2º Secretário: Rogério da Fosenca Sippel

]]>